quarta-feira, 24 de maio de 2017

2009 - Vernissagem da Exposição na França

Quadro comemorativo da exposição na França, retalhos de memórias. 
Este não foi elaborado seguindo compromisso documental, estão ali Heitor De Pedra Azul, e Chantal sobre pêssegos, o músico Agenor de Oliveira sobre um queijo de Chaource, a Santa Anna e a pequena Maria em escultura que fotografei na exposição que visitei na Église Saint Jean-Au-Marché, onde acontecia a mais bela exposição de arte sacra que já ví: Exposition Le Beau XVI. 
A escultura em cinza ao lado da qual me retratei, é do senegalês Osmane Sow. 
Alguns palácios que fotografei nos dias que cheguei e que parti da França. 
Um batismo sobre uma rolha da champagneria Marquis de Pmereuil -patrocinador do vernissagem da exposição em Pont Sainte Marie. 
As girafas e elefante, só porque compões lidamente, tal como meu filho Maicon Cruz e meu irmão Jonas Francisco, cambalhotando sobre girassóis -haverão de amar a França quando a conheçam - lá no fundo, grandão, ao lado da Torre Eiffel, o Yvan Jourdan, o colega artista francês da exposição, a gentileza em pessoa no companheirismo para dar andamento a exposição, menos quando via o sol. a exposição ocorreu na primavera e se Yvam desaparecia, era certo que andava a lagartear. 
Pintei em óleo sobre tela e foi Hors Concours no 21° salão de Artes de Pinheiros.
As fotos abaxo são do Vernissagem da primeira temporada de exposições da Associação Brasil Sertão et Mer. 
A exposição aconteceu no Salão Paroquial da Igreja medieval de Pont Sainte Marie, na regiãoo de Troyes, participei com minhas pinturas sobre tela, em conjunto com Mariangela Ferraz com suas esculturas, e Yvan Jourdan com acrílicas sobre tela. 
Os músicos Paulinho da Caixa e Agenor de Oliveria também fizeram parte da temporada com diversas apresentações na região, acompanhados do promotor do evento, Heitor de Pedra Azul, que também é músico e escritor. 
Na primeira metade da temporada, com a colega Mariangela,  fomos hospedadas sob o patrocínio da Associação em um hotel em Brucheres, depois fui convidada graciosamente pela diretora da Associação, Chantal Choin, uma pessoa brilhante, culta e gentilíssima, e permaneci hospedada em sua maison até o dia do retorno para o Brasil.


Marie Jojou, Presidente da Associação Brasil Sertão et Mer, eu, a Secretária de Cultura de Troyes, o vice-presidente da Associação, Heitor de Pedra Azul e Yvan Jourdan, o artista francês colega de exposição.
Flagrantes do vernissagem e convidados da região de Champagne, fotografados por Chantal Choin.

Retrato da Família Ohata, óleo sobre tela de propriedade de Nanci Ohata, minha patrocinadora da viagem para a exposição na França e grande incentivadora do meu trabalho.


A Secretária de Cultura de Saint Julien e diretora da Assocaição Brasil Sertão et Mer, a querida amiga, Chantal Choin, e Marie Jojot 


Madame Patricia, administradora da exposição representando a prefeitura de Pont Sainte Marie



Paulinho da Caixa, Agenor de Oliveira, Heitor de Pedra Azul e Mariangela Ferraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário