segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Manoel Marques de Souza - Conde de Porto Alegre

Inauguração do retrato que pintei em 1996, de MANOEL MARQUES DE SOUZA: - (1805) – ( Conde de Porto Alegre ), que tomou parte no sítio de Montevideo e na Batalha do Passo do Rosário, comandando a 1ª Divisão do Exército que derrotou as forças do ditador Rosas, no Monte Caseros. 
Ao terminar a guerra do Paraguai ingressou na vida política, onde exerceu o mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Sul e Ministro e Secretário Geral dos Negócios da Guerra.
O retrato me foi encomendado pelo Cel. Sergio Paulo Muniz da Costa do 27° GAC para compor a coleção do Salão de Honra do referido grupamento de artilharia ijuiense. Eu havia ganho o 1° Prêmio no 1° Concurso de Arte do 27°, elaborado pelo mesmo Comandante Muniz, com a Pintura da Batalha de Montecaseros, comandada pelo Conde de Porto Alegre. 
Na foto acima, uma dos descendentes do Conde durante a cerimônia de inauguração do retrato que está em exposição permanente no Salão de Honra do 27° GAC em Ijuí - RS, a Flavinha Sartóri, que na época da realização e inauguração do trabalho residia em Ijuí. Infelizmente, do rapaz não registrei o nome, sei que ele viajou de uma cidade fronteiriça para participar da  cerimônia.
O detalhe interessante sobre este trabalho é que não havia retrato detalhado nem colorido em que me basear, eu havia estudado intensamente, detalhes e condecorações, nomes e participações para pintar a batalha de Montecaseros naquela época. Iniciei e dei acabamento no busto em dois dias, à partir de um xerox em preto e branco com mínima referência de detalhes. Lembro-me como se fosse hoje, de ter iniciado a pintura do retrato em meu atelier compartilhado com a porcelanista Ires Terra, ela pintava em sua mesa e eu em meu cavalete, algumas horas depois ela veio ver o andamento e manifestou imensa surpresa de vê-lo praticamente pronto. 
Alguns alunos começaram a chegar, entre eles o arquiteto Luiz Fernando Amorim e as brincadeiras a respeito da "pintura mediúnica" que eu fizera com tão insuficientes referências, marcaram-me, pois só então eu mesma me dei conta do que havia feito. Encantada e divertida, também constatei a surpresa do Cap. Santanna ao visitar a evolução da obra. Ele que chegara encomendá-la consternado pela pressa que havia na realização da obra para encaixar a inauguração nos próximos dias, integrando as comemorações de aniversário do grupamento, se não me engano. 
Disse ao chegar, o carismático Cap. Santanna - o orgulhoso pai do Iran e da Marina, marido da Conceição, a mulata mais charmosa que prestigiou as atividades culturais e sociais em Ijuí - disse ele em seu carregado sotaque carioca: -Touxe-lhe um desafio, se conseguires realiza-lo com eficiência é quase um milagre, com a referência que vou lhe dar. Não há tempo de entrar em contato e esperar retorno da família do Conde que está no Rio e vais tu vais ter que te virar com esta imagem -tirou da pasta um xerox da fotografia de um retrato. Desafio?
-Faço! - respondi.
Dali a alguns dias, Flavinha, casada com um moço de família tradicional da cidade (ela mesma sendo natural da região serrana do RS), foi localizada pelo Comando e veio até meu atelier trazer um livro sobre a vida do antepassado. 
Ficou realmente maravilhada com as cores que eu dera especialmente no cabelo do Conde que realmente, na intimidade, segundo dizia o livro que ela trouxera, era chamado de "Sarará".
O 27° Grupo de Artilharia de Ijuí é chamado Montecaseros, durante esta temporada, o dito grupamento viveu uma enfervecência cultural, pois o comando estava a cargo de três oficiais cariocas muito afeitos às Artes e Cultura, o comandante Sergio Paulo sendo historiador e os outros estudiosos da História. Conforme informações que recebi recentemente, a abertura proporcionada naquela época manteve-se após as corriqueiras transferências dos oficiais que deram o passo inicial para o intercâmbio com os artistas da Fundação Cultural de Ijuí e o 27° permanece de portas abertas a comunidade social e cultural ijuiense. 

Foto de Eloir Torres Hass - cerimônia de inauguração

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! Sou bisneto do Conde Manoel Marques de Souza III, toda família mudou-se para o Rio de Janeiro, especificamente em Teresópolis. Temos aqui todas as medalhas, livros e requintes do conde em nosso sítio. Temos inclusive o retrato oficial com a borda coroada do conde, incluindo sua espada que ele posa em todos os suas pinturas, ela está erguida no centro do salão e intacta.. Posso enviar a imagem do quadro pela internet. Trata-se desta foto só que a original, Essa mesma pintura foi utilizada como base para a estaua do conde.

    Veja ela em preto e branco, achei esta imagem na internet.

    http://1.bp.blogspot.com/_i_YdICPTytk/StUKikbHLmI/AAAAAAAAAng/ixAoGvVujhU/s1600-h/Conde+de+Porto+Alegre.jpg

    ResponderExcluir