terça-feira, 13 de agosto de 2013

Na Casa do Bispo: Beleza e Gostosuras em Exposição e Amigos na Circulação

 Cordeiro pascal - bolo encantador confeitado, recebido da Dona Norma Lemanski na Páscoa de 99, evidentemente virou modelo para os alunos antes de ser saboreado em família.
 Exposição permanente, meu trabalho, de artistas selecionados e peças esculpidas 
da arte em móveis Candotti, de Catuípe.
 Exposição de Mariza Schoebll, 
no tradicional estilo Bauermalerei 
 Meu trabalho e as molduras esculpidas pelos Candotti
 Recebendo a visita de escola na A Casa do Bispo
 Graça e carinho, Joice Lemanski e seus alunos.
 Exposição da pintura de Ada Domingues, 
cadeira Candotti.
Durante o tempo em que meu atelier funcionou no casarão Wichrówski, os vizinhos antigos me procuravam para relatar passagens encantadoras sobre a personalidade e atitudes fortes de Dom Walmor, que nessa época já estava recolhido em um retiro em Porto Alegre. 
O Bispo Dom Walmor foi o construtor do casarão na forma atual, mas sua família sempre morou naquela cercania, ele foi o idealizador da casa cuja graça principal eram os quatro salões integrados, um sótão retiro e porões compunham a planta interna exclusiva, sendo que a fachada era em estilo português colonial. O casarão chegou a  abrigar  temporariamente a Diocese, antes desta ir para Cruz Alta. Esta foto me foi fornecida por Dona Anita, irmã de Dom Walmor, na ocasião em que fui entrevistá-la antes de começar a restauração da casa, é de uma das ocasiões em que Dom Walmor esteve no Vaticano, aqui sendo recebido pelo Papa João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário